Manual do Aluno



Apresentação

    O presente manual é um documento de apoio e informação aos alunos, às famílias e aos colaboradores do Colégio Imaculada Conceição.

    Na escola, como em qualquer outro lugar, é fundamental que a criança e o jovem saibam o que pode e o que não pode ser feito, visando a harmonia da convivência do grupo social. Nesse sentido, a matrícula no CIC implica um contrato mutuo de prestação de serviços educacionais e mediante este compromisso, colégio e família assumem obrigações mútuo que devem ser honradas.

    Assim, em sintonia com o carisma de Emilie de Villeneuve, vamos fazer de nossa escola um ambiente familiar em que todos se respeitem, numa convivência de fraternidade e de solidariedade, buscando compreender a organização não apenas como necessária, mas como um bem para toda a Comunidade Educativa.

“(...) a educação exige uma vocação, visto que é missão, sentir-se responsável perante a sociedade da educação que assumimos.” (Emilie de Villeneuve)


São Direitos do Aluno

I - Receber do Colégio para desenvolver-se como um todo bio- psico- social , o ensino cujos objetivos e métodos enfatizam os processos mentais de organização das informações já constantes do seu repertório ou a ele acrescentadas para sua ampliação;

II - Receber equidade de tratamento, sem distinção de raça, cor, credo religioso ou político;

III - ser respeitado como pessoa humana;

IV - Ser ouvido em suas queixas e reclamações;

V - Ser atendido em suas dificuldades de aprendizagem;

VI - Solicitar revisão de prova dentro do prazo máximo de 48 horas a partir da divulgação das mesmas;

VII - Solicitar orientações às autoridades escolares, especialmente das orientadoras e professores;

VIII - Utilizar-se dos Serviços que o Estabelecimento oferece observando as normas próprias de cada departamento.


São Deveres do Aluno

I - Cumprir as determinações do Regimento Escolar no que lhe compete, cooperando para que o Colégio lhe possa dar o melhor ensino;

II - Ser pontual e assíduo às aulas, provas, trabalhos escolares, sessões de educação física e demais atividades;

III - Tratar com respeito os professores, funcionários do Colégio e seus colegas;

IV - Portar-se convenientemente em todas as dependências escolares;

V - Manter o seu material escolar em ordem, de modo a poder utilizá-lo quando dele necessitar;

VI - Ocupar-se durante os trabalhos escolares apenas com os assuntos ou atividades a eles pertinentes;

VII - Apresentar-se, com asseio, devidamente uniformizado;

VIII - Indenizar o prejuízo quando produzir danos materiais ao estabelecimento, ou a objetos de propriedade de colegas, de funcionários ou de professores;

IX - Usar de honestidade na execução das provas, trabalhos, exercícios e demais atos escolares;

X - Participar com interesse de todas as atividades e solenidades ou festas escolares;

XI - Permanecer no recinto escolar e dele não se ausentar antes da última aula ou atividade, sem ordem da Diretora ou de seu representante administrativo;

XII - Ter adequado comportamento social, concorrendo, sempre, onde quer que se encontre, para a elevação do próprio conceito e/ou do Colégio;

XIII - Cumprir as determinações da Diretora, dos professores e dos funcionários, nos respectivos âmbitos de competência.


É Vedado ao Aluno

I - Promover, sem autorização do Colégio, rifas, coletas e subscrições de quaisquer espécies;

II - Promover algazarras dentro do Colégio ou em suas imediações;

III - Faltar coletivamente às aulas e trabalhos escolares ou incitar colegas a que o façam;

IV - Ter consigo objetos perigosos, substâncias químicas ou reagentes;

V - Trazer consigo ou induzir outros ao uso de substância físicas e/ou psíquica;

VI - Utilizar-se do nome do Colégio sem autorização da Diretoria;

VII - Participar de atividades que tenham por objetivo movimentos subversivos a ordem constitucional ou disciplinar do Colégio;

VIII - Entrar em classe ou dela sair sem permissão do professor, e do estabelecimento, sem autorização das autoridades competentes;

IX - Permanecer no recreio e nos intervalos fora dos recintos que lhes forem permitidos, bem como transitar pelos corredores em hora de aula;

X - Gravar nas paredes, no assoalho ou em qualquer parte do edifício ou do material escolar, desenho ou qualquer sinal, sem autorização;

XI - Fumar nas salas de aulas ou qualquer recinto do Estabelecimento;

XII - Trazer para o Colégio material de qualquer natureza estranho ao estudo;

XIII - Ocupar-se, durante as referidas aulas com trabalhos diferentes da disciplina que está sendo ministrada;

XIV - Fazer-se acompanhar de pessoas estranhas ao Colégio, em suas dependências externas ou internas.


Rotina

I - O horário de funcionamento da escola para atendimento ao público é:

  • Das 7h às 11h20min
  • Das 13h às 17h 15min.

II - Os Horários de aulas são de 50’ (cinqüenta minutos) para o Ensino Fundamental nas séries finais e para o Ensino Médio, turno matutino, com 5 e/ou 6 aulas diárias de 2ª feira a 6ª feira. Portanto das 7h às 11h25min nos dias com 5 aulas e das 7h às 12h15min nos dias com 6 aulas, para o período matutino.

Obs. O 3º ano do Ensino Médio tem aulas também no período vespertino 3 (três) vezes na semana.

III – Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I a aula tem duração de 60’ (sessenta minutos) e ocorrem de 2ª a 6ª feira, 4 aulas diárias. Início às 13h e término às 17h15min.

IV - O aluno que faltar atividades de avaliação ou dia de entrega de atividades solicitadas pelos professores, deverá apresentar justificativa junto à Coordenação (atestado médico, justificativa por escrito dos pais ou responsável), no dia que retornar às aulas. E no dia determinado pela Coordenação procurar a Secretaria Escolar para efetuar inscrição para 2ª chamada da atividade de avaliação perdida.

V – O aluno tem carência de até 10 minutos para se apresentar na sala de aula, após o sinal de entrada;

VI – O aluno que chegar atrasado por mais de 10 minutos deverá permanecer na biblioteca da escola, até o sinal para 2ª aula;

VII – A cada três chegadas tardias consecutivas, o aluno será advertido pelo Coordenador do turno e/ou pela Direção para as devidas orientações;

VIII – Durante a troca de professor o aluno deverá permanecer dentro da sala de aula;

IX – O aluno não poderá interromper a aula de outra sala sem autorização da Coordenação;

X – Após o intervalo (recreio) o aluno não poderá entrar em sala atrasado para não interromper a aula.

XI – O aluno deve apresentar-se sempre à escola em horário de aula e devidamente uniformizado;

XII – O uniforme do colégio é composto de camiseta, bermuda e calça padronizada;

XIII – Não é permitido o uso de aparelho de som portátil, telefone celular, boné, revistas pornográficas e baralhos em sala de aula e demais dependências do colégio. A Escola não se responsabiliza pela perda ou extravio desses objetos.

XIII – Em caso de celular, este deverá permanecer desligado durante as aulas;

XIV – Não será permitido para as alunas roupas inadequadas ao ambiente escolar: saias e shorts curtos, mini-blusas, transparência, decotes;

XV – Será permitida a permanência de alunos em áreas específicas a professores, funcionários e direção, somente quando convidados e acompanhados por pessoas responsáveis pelo respectivo setor.

“É na educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”. ( IMMANUEL KANT )


Dicas Importantes

  • Não deixe acumular tarefas de um dia para outro;
  • Revise os conteúdos diariamente;
  • Realize suas atividades com dedicação e capricho;
  • Mantenha sua agenda atualizada;
  • Participe das atividades complementares: cultura, esporte, aulas de campo, lazer, etc.
  • Seja pontual na entrega das tarefas de casa, pois elas contribuem para o bom desempenho nas avaliações;
  • Mantenha seu material organizado e conservado.

    “O sábio é um adulto com olhos de criança.” Rubem Alves