Ensino
Vamos construir juntos um futuro de excelência para seu filho?
Ensino Infantil
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB nº 7/2010)28, essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá- -las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.
A ÁREA DE LINGUAGENS
A ÁREA DE MATEMÁTICA
A AREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS e SOCIAIS APLICADA
Ensino Médio
NOVO ENSINO MÉDIO
Para atender ao disposto na Resolução n. 4, de 17 de dezembro de 2018, a BNCC-EM propõe uma estrutura que busca contemplar a flexibilidade como princípio de organização curricular, permitindo a construção de currículos e propostas pedagógicas que atendam às especificidades locais e à multiplicidade de interesses dos estudantes, com o intuito de estimular o exercício do protagonismo juvenil e fortalecer o desenvolvimento de seus projetos de vida.
A BNCC-EM se organiza centrada no desenvolvimento de competências e orientada pelo princípio da educação integral, dando continuidade ao proposto para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Portanto, as competências gerais da Educação Básica orientam igualmente as aprendizagens essenciais dessa etapa, sejam aquelas definidas na BNCC, sejam as relativas aos diferentes Itinerários Formativos cujo detalhamento é prerrogativa dos diferentes sistemas, redes e escolas, conforme previsto na Lei n.3.415/2017.
Escola em Pastoral
A palavra Pastoral deriva de Pastor ” O Bom Pastor”, aquele que exerce ao mesmo tempo autoridade e solicitude. Autoridade de indicar o caminho que leva a vida plena e solicitude de acolher, conduzir, orientar, guiar e cuidar.
O Colégio Imaculada Conceição considerando a nova hermenêutica sobre a Pastoral na escola, propõe uma Escola em Pastoral ressignificando os trabalhos pedagógicos/pastorais já existente como: Formação Humana Cristã, Projetos sociais de fortalecimento do carisma Azul, Eventos de culminância de projetos, Momentos celebrativos de datas especiais e Parceria com Grupo de pais.
Uma escola em Pastoral faz um itinerário de processos, ela vai além dos eventos, mas envolve toda a comunidade educativa em uma dinâmica de formação integral. Espirito e intelecto em vista e uma convivência fraterna na escola, na família, na sociedade e no mundo.
Com este novo olhar para a Pastoral o CIC quer retornar ao seu DNA, que é de uma formação evangelizadora tornar Jesus Cristo conhecido, amado e vivenciado.
Essa dinamicidade Pastoral ultrapassa os muros da escola atingindo outros horizontes. É um agir autrement, conectado com a realidade do mundo para responder o apelo da atualidade.
A Escola em Pastoral faz ressoar o Evangelho através de uma formação integral e integradora.
Cursos Extras & Livres
Visando a uma formação completa e multidisciplinar de nossos alunos, que vai muito além da vivência em sala de aula.
Judô
Professor Elvis fala sobre a importância do judô para crianças, jovens e adolescentes.
Costuma-se dizer que o judô é mais do que uma atividade física.
O judô é uma filosofia de vida que desenvolve o físico, mas também o metal e o psicológico. Estimula valores, como o respeito, a amizade e a confiança, importantes para a vida de qualquer um em qualquer faixa etária.
O judô é educativo, como ele atua positivamente na formação das crianças, em especial no caráter delas. Exercita valores que preparam a pessoa para viver melhor em sociedade, sem que ela fique centrada apenas nos próprios interesses.
É importante ressaltar que o propósito da arte marcial não é a luta e sim a vida. Seu objetivo é auxiliar na formação e no crescimento da criança sempre de maneira saudável. Quanto ao risco do aluno se machucar, é o mesmo que ele tem brincando de pega-pega ou esconde-esconde, com um diferencial: nas aulas há a orientação e o acompanhamento do professor, além, do aprendizado que ele adquire, ao treinar, de se defender e se proteger.
Prof. Elvis Sacramento da Silva
Futsal
FUTSAL NA ESCOLA: PARA ALÉM DAS LINHAS DA QUADRA
A pedagogia do futsal no contexto escolar Nossa realidade educacional têm no esporte seu conteúdo fundamental e único, delimitando em esportivas coletivas (voleibol, basquetebol, handebol e futsal) e reproduzindo o esporte do clube na escola, ou seja, esporte na escola. O esporte deve ser compreendido como facilitador no processo educacional, concebido como meio de integração e formação do aluno (PAES, 2001).
Nos dias atuais o futsal é o esporte mais praticado nas escolas por ter as características do futebol de campo, e podendo ser praticado por qualquer idade nas escolas. Este esporte busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psicomotora é a base do processo da formação. Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar vai desenvolver-se de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal (ETCHEPARE et al., 2004).
Acreditamos que quanto maior for os tipos de experiências motoras que a criança vivenciar, maior será o seu desenvolvimento e que as atividades físicas levam a uma serie de modificações anatômicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas, a eficácia resulta do tempo, distância e repetição, da carga e velocidade, além da quantidade da repetição dessa carga, o aprimoramento das funções para as quais se está treinando.
Por isto, o CIC apóia o FUTSAL promovendo aulas, treinos, torneios e campeonatos com o objetivo de intensificar a prática do esporte para alunos de todas as idades que queiram praticá-lo como atividade extra classe no ambiente escolar.
Violão
Instrumentos Musicais: Teclado/Violão/Flauta Doce
Considerando-se que a música, assim como o esporte, na educação básica é fundamental para o desenvolvimento integral do/a educando/a o Colégio Imaculada Conceição oferece aulas extracurriculares de Teclado, Violão e Flauta Doce, com o objetivo de incentivar as atividades musicais e desenvolver nos alunos: sensibilidade musical, concentração, atenção, coordenação motora, sociabilização e memorização, acreditando também que é uma forma de “Tocar a Vida”, assim, os/as alunos/as adquirem conhecimentos de Teoria e Percepção Musical, Vocalização, Apreciação Musical e Prática Instrumental (violão) de maneira prazerosa e educativa.
As habilidades dos/as alunos/as matriculados/as nestas aulas, são demonstradas em eventos musicais oferecidos pela escola, onde familiares, amigos e toda população podem prestigiar.
Professor: Ivan
Handebol
As Contribuições do Handebol no Processo Ensino Aprendizagem:
Atualmente o handebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Cada vez mais popular esta modalidade esportiva, como conhecemos hoje, foi criada na última metade do século XIX na Alemanha com o nome de “Raftball”. Inicialmente se popularizou em campos com medidas do futebol, porém, devido às dificuldades encontradas com o rigoroso inverno europeu, foi substituído pelo “Handebol de salão” tal qual é praticado anda hoje.
No Brasil, o esporte foi trazido por volta de 1930 pelos imigrantes alemães após a I Grande Guerra Mundial. Inicialmente, seu maior desenvolvimento ocorreu na cidade de São Paulo quando em 1940 foi fundada a primeira Federação de Handebol do país: a Federação Paulista. A oficialização do esporte se deu somente em 1954 quando foi disputado o I Torneio Aberto de Handebol do país (Confederação Brasileira de Handebol, s.d.).
Considerando o quadro atual da modalidade, o handebol, assim como os demais esportes coletivos, é caracterizado principalmente pelo esporte de rendimento. Neste sentido, sabe-se que este esporte pode assumir um importante papel educacional frente a realidade social, principalmente quando levamos em conta o seu caráter pedagógico em detrimento do caráter de espetáculo.
A implantação do handebol na escola através de uma prática educativa justifica-se pelo fato de possibilitar aos alunos a preservação de suas características, necessidades e interesses, onde cada uma delas terá a oportunidade de, através das experiências vivenciadas com a atividade esportiva, construir seu próprio conhecimento.
Agindo assim, o Colégio Imaculada Conceição (Cáceres – MT) assume um papel educacional visando a “Construção do conhecimento” e não a simples “Transferência do conhecimento”. Deste modo queremos baseados nos princípios do esporte educacional, dar condições favoráveis para que durante sua vida escolar a criança passe adequadamente por um desenvolvimento integral de sua personalidade esportiva.
Com a prática do Handebol no CIC buscamos permitir que os alunos tenham uma passagem satisfatória em sua vida esportiva escolar, orientada por uma planificação com base científica e metodológica adequada à cada faixa etária de desenvolvimento humano, contribuindo assim para a formação de indivíduos preparados para raciocinar rapidamente em qualquer situação dentro do contexto esportivo, com conduta crítica e ética, com objetividade e coerência de pensamento (Cunha, 1986).
Coral
Coral Azul Imaculada Conceição
Você já ouviu o ditado: “Quem canta seus males espanta” ???
Venha comprovar como ele é verdadeiro e passe momentos de relaxamento e descontração soltando a voz.
O CIC oferece gratuitamente, para seus/suas alunos/as, aulas de canto (Coral) haja vista que a música é extremamente importante para o desenvolvimento da criança, visto que transforma comportamentos, melhora o rendimento escolar, auxiliando na concentração e memorização.
Faça parte do Coral Azul Imaculada Conceição, cante e encante! Ensaios semanalmente sob a regência do professor Ivan Del Santo.