Ensino

Vamos construir juntos um futuro de excelência para seu filho?

Ensino Infantil

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.

A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

 

O eu, o outro e o nós

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

 

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Ensino Fundamental

 

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas a aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais, emocionais, entre outros. Como já indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB nº 7/2010)28, essas mudanças impõem desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais.

 

Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá- -las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.

 

A ÁREA DE LINGUAGENS

A ÁREA DE MATEMÁTICA

A AREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS e SOCIAIS APLICADA

Ensino Médio

NOVO ENSINO MÉDIO

 

 

 

 

Para atender ao disposto na Resolução n. 4, de 17 de dezembro de 2018, a BNCC-EM propõe uma estrutura que busca contemplar a flexibilidade como princípio de organização curricular, permitindo a construção de currículos e propostas pedagógicas que atendam às especificidades locais e à multiplicidade de interesses dos estudantes, com o intuito de estimular o exercício do protagonismo juvenil e fortalecer o desenvolvimento de seus projetos de vida.

A BNCC-EM se organiza centrada no desenvolvimento de competências e orientada pelo princípio da educação integral, dando continuidade ao proposto para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Portanto, as competências gerais da Educação Básica orientam igualmente as aprendizagens essenciais dessa etapa, sejam aquelas definidas na BNCC, sejam as relativas aos diferentes Itinerários Formativos cujo detalhamento é prerrogativa dos diferentes sistemas, redes e escolas, conforme previsto na Lei n.3.415/2017.

 

Escola em Pastoral

A palavra Pastoral deriva de Pastor ” O Bom Pastor”, aquele que exerce ao mesmo tempo autoridade e solicitude. Autoridade de indicar o caminho que leva a vida plena e solicitude de acolher, conduzir, orientar, guiar e cuidar.

O Colégio Imaculada Conceição considerando a nova hermenêutica sobre a Pastoral na escola, propõe uma Escola em Pastoral ressignificando os trabalhos pedagógicos/pastorais já existente como: Formação Humana Cristã, Projetos sociais de fortalecimento do carisma Azul, Eventos de culminância de projetos, Momentos celebrativos de datas especiais e Parceria com Grupo de pais.

Uma escola em Pastoral faz um itinerário de processos, ela vai além dos eventos, mas envolve toda a comunidade educativa em uma dinâmica de formação integral. Espirito e intelecto em vista e uma convivência fraterna na escola, na família, na sociedade e no mundo.

Com este novo olhar para a Pastoral o CIC quer retornar ao seu DNA, que é de uma formação evangelizadora tornar Jesus Cristo conhecido, amado e vivenciado.

Essa dinamicidade Pastoral ultrapassa os muros da escola atingindo outros horizontes.  É um agir autrement, conectado com a realidade do mundo para responder o apelo da atualidade.

A Escola em Pastoral faz ressoar o Evangelho através de uma formação integral e integradora.

Cursos Extras & Livres

Visando a uma formação completa e multidisciplinar de nossos alunos, que vai muito além da vivência em sala de aula.

Judô

Professor Elvis fala sobre a importância do judô para crianças, jovens e adolescentes.

Costuma-se dizer que o judô é mais do que uma atividade física.

O judô é uma filosofia de vida que desenvolve o físico, mas também o metal e o psicológico. Estimula valores, como o respeito, a amizade e a confiança, importantes para a vida de qualquer um em qualquer faixa etária.

O judô é educativo, como ele atua positivamente na formação das crianças, em especial no caráter delas. Exercita valores que preparam a pessoa para viver melhor em sociedade, sem que ela fique centrada apenas nos próprios interesses.

É importante ressaltar que o propósito da arte marcial não é a luta e sim a vida. Seu objetivo é auxiliar na formação e no crescimento da criança sempre de maneira saudável. Quanto ao risco do aluno se machucar, é o mesmo que ele tem brincando de pega-pega ou esconde-esconde, com um diferencial: nas aulas há a orientação e o acompanhamento do professor, além, do aprendizado que ele adquire, ao treinar, de se defender e se proteger.

Prof. Elvis Sacramento da Silva

Futsal

FUTSAL NA ESCOLA: PARA ALÉM DAS LINHAS DA QUADRA

A pedagogia do futsal no contexto escolar Nossa realidade educacional têm no esporte seu conteúdo fundamental e único, delimitando em esportivas coletivas (voleibol, basquetebol, handebol e futsal) e reproduzindo o esporte do clube na escola, ou seja, esporte na escola. O esporte deve ser compreendido como facilitador no processo educacional, concebido como meio de integração e formação do aluno (PAES, 2001).

Nos dias atuais o futsal é o esporte mais praticado nas escolas por ter as características do futebol de campo, e podendo ser praticado por qualquer idade nas escolas. Este esporte busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psicomotora é a base do processo da formação. Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar vai desenvolver-se de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal (ETCHEPARE et al., 2004).

Acreditamos que quanto maior for os tipos de experiências motoras que a criança vivenciar, maior será o seu desenvolvimento e que as atividades físicas levam a uma serie de modificações anatômicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas, a eficácia resulta do tempo, distância e repetição, da carga e velocidade, além da quantidade da repetição dessa carga, o aprimoramento das funções para as quais se está treinando.

Por isto, o CIC apóia o FUTSAL promovendo aulas, treinos, torneios e campeonatos com o objetivo de intensificar a prática do esporte para alunos de todas as idades que queiram praticá-lo como atividade extra classe no ambiente escolar.

Violão

Instrumentos Musicais: Teclado/Violão/Flauta Doce

Considerando-se que a música, assim como o esporte, na educação básica é fundamental para o desenvolvimento integral do/a educando/a o Colégio Imaculada Conceição oferece aulas extracurriculares de Teclado, Violão e Flauta Doce, com o objetivo de incentivar as atividades musicais e desenvolver nos alunos: sensibilidade musical, concentração, atenção, coordenação motora, sociabilização e memorização, acreditando também que é uma forma de “Tocar a Vida”, assim, os/as alunos/as adquirem conhecimentos de Teoria e Percepção Musical, Vocalização, Apreciação Musical e Prática Instrumental (violão) de maneira prazerosa e educativa.

As habilidades dos/as alunos/as matriculados/as nestas aulas, são demonstradas em eventos musicais oferecidos pela escola, onde familiares, amigos e toda população podem prestigiar.

Professor: Ivan

 

Handebol

As Contribuições do Handebol no Processo Ensino Aprendizagem:

Atualmente o handebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Cada vez mais popular esta modalidade esportiva, como conhecemos hoje, foi criada na última metade do século XIX na Alemanha com o nome de “Raftball”. Inicialmente se popularizou em campos com medidas do futebol, porém, devido às dificuldades encontradas com o rigoroso inverno europeu, foi substituído pelo “Handebol de salão” tal qual é praticado anda hoje.

No Brasil, o esporte foi trazido por volta de 1930 pelos imigrantes alemães após a I Grande Guerra Mundial. Inicialmente, seu maior desenvolvimento ocorreu na cidade de São Paulo quando em 1940 foi fundada a primeira Federação de Handebol do país: a Federação Paulista. A oficialização do esporte se deu somente em 1954 quando foi disputado o I Torneio Aberto de Handebol do país (Confederação Brasileira de Handebol, s.d.).

Considerando o quadro atual da modalidade, o handebol, assim como os demais esportes coletivos, é caracterizado principalmente pelo esporte de rendimento. Neste sentido, sabe-se que este esporte pode assumir um importante papel educacional frente a realidade social, principalmente quando levamos em conta o seu caráter pedagógico em detrimento do caráter de espetáculo.

A implantação do handebol na escola através de uma prática educativa justifica-se pelo fato de possibilitar aos alunos a preservação de suas características, necessidades e interesses, onde cada uma delas terá a oportunidade de, através das experiências vivenciadas com a atividade esportiva, construir seu próprio conhecimento.

Agindo assim, o Colégio Imaculada Conceição (Cáceres – MT) assume um papel educacional visando a “Construção do conhecimento” e não a simples “Transferência do conhecimento”. Deste modo queremos baseados nos princípios do esporte educacional, dar condições favoráveis para que durante sua vida escolar a criança passe adequadamente por um desenvolvimento integral de sua personalidade esportiva.

Com a prática do Handebol no CIC buscamos permitir que os alunos tenham uma passagem satisfatória em sua vida esportiva escolar, orientada por uma planificação com base científica e metodológica adequada à cada faixa etária de desenvolvimento humano, contribuindo assim para a formação de indivíduos preparados para raciocinar rapidamente em qualquer situação dentro do contexto esportivo, com conduta crítica e ética, com objetividade e coerência de pensamento (Cunha, 1986).

Coral

Coral Azul Imaculada Conceição

Você já ouviu o ditado: “Quem canta seus males espanta” ???

Venha comprovar como ele é verdadeiro e passe momentos de relaxamento e descontração soltando a voz.

O CIC oferece gratuitamente, para seus/suas alunos/as, aulas de canto (Coral) haja vista que a música é extremamente importante para o desenvolvimento da criança, visto que transforma comportamentos, melhora o rendimento escolar, auxiliando na concentração e memorização.

Faça parte do Coral Azul Imaculada Conceição, cante e encante! Ensaios semanalmente sob a regência do professor Ivan Del Santo.

Vôlei