Handebol

    As Contribuições do Handebol no Processo Ensino Aprendizagem:

    Atualmente o handebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Cada vez mais popular esta modalidade esportiva, como conhecemos hoje, foi criada na última metade do século XIX na Alemanha com o nome de "Raftball". Inicialmente se popularizou em campos com medidas do futebol, porém, devido às dificuldades encontradas com o rigoroso inverno europeu, foi substituído pelo "Handebol de salão" tal qual é praticado anda hoje.

    No Brasil, o esporte foi trazido por volta de 1930 pelos imigrantes alemães após a I Grande Guerra Mundial. Inicialmente, seu maior desenvolvimento ocorreu na cidade de São Paulo quando em 1940 foi fundada a primeira Federação de Handebol do país: a Federação Paulista. A oficialização do esporte se deu somente em 1954 quando foi disputado o I Torneio Aberto de Handebol do país (Confederação Brasileira de Handebol, s.d.).

    Considerando o quadro atual da modalidade, o handebol, assim como os demais esportes coletivos, é caracterizado principalmente pelo esporte de rendimento. Neste sentido, sabe-se que este esporte pode assumir um importante papel educacional frente a realidade social, principalmente quando levamos em conta o seu caráter pedagógico em detrimento do caráter de espetáculo.

    A implantação do handebol na escola através de uma prática educativa justifica-se pelo fato de possibilitar aos alunos a preservação de suas características, necessidades e interesses, onde cada uma delas terá a oportunidade de, através das experiências vivenciadas com a atividade esportiva, construir seu próprio conhecimento.

    Agindo assim, o Colégio Imaculada Conceição (Cáceres – MT) assume um papel educacional visando a "Construção do conhecimento" e não a simples "Transferência do conhecimento". Deste modo queremos baseados nos princípios do esporte educacional, dar condições favoráveis para que durante sua vida escolar a criança passe adequadamente por um desenvolvimento integral de sua personalidade esportiva.

    Com a prática do Handebol no CIC buscamos permitir que os alunos tenham uma passagem satisfatória em sua vida esportiva escolar, orientada por uma planificação com base científica e metodológica adequada à cada faixa etária de desenvolvimento humano, contribuindo assim para a formação de indivíduos preparados para raciocinar rapidamente em qualquer situação dentro do contexto esportivo, com conduta crítica e ética, com objetividade e coerência de pensamento (Cunha, 1986).