Pastoral Escolar

ATIVIDADES  

      A palavra 'pastoral' deriva de pastor. Na simbologia bíblica, Jesus é comparado ao pastor, aquele que tem, ao mesmo tempo, autoridade e solicitude para com suas ovelhas. Nesse sentido a Pastoral Escolar tem a função de como o Bom Pastor ir ao encontro das necessidades de suas ovelhas, que é “toda comunidade escolar”.

                                                    

A finalidade última de uma pastoral é levar a salvação, apresentar os retos caminhos de Jesus Cristo. Pois isso o Colégio Imaculada Conceição através das atividades pastorais realizadas no decorrer do ano letivo busca animar, articular, formar, dinamizar o processo de evangelização em vista da missão primeira da Instituição que é “Tornar Jesus Cristo Conhecido e Amado”. Outro aspecto importante da Pastoral Escolar do CIC é ser espaço de experiência e percepção do carisma de Santa Emilie de Vilenueve que impulsiona esta obra.

                            

Atualmente o Colégio Imaculada Conceição se propõe em romper com a Pastoral de Eventos para uma Pastoral em Processos, isso implica envolvimentos de todos para que a evangelização possa ir além dos muros da escola. Para isso estamos oferecendo Formação Pastoral aos educadores e propondo parceria com os pais para que possamos contribuir juntos para uma educação humana/solidária.


Queremos nos comprometer cada dia mais com a formação espiritual dos nossos alunos, pois acreditamos que ela seja a força propulsora de toda pessoa.



Por: Coordenação de Pastoral / Jovelina França

  

                      
   

                                              CIC Promove Seminário sobre Políticas Públicas no dia 05 de abril de 2019. 

                                                                                                                                                                                   Por Ana Paula Fernandes Gomes


    Na sexta-feira, dia 05 de abril de 2019 o Colégio Imaculada Conceição (CIC) promoveu o Seminário Fraternidade e Políticas Públicas com a intenção de discutir e fomentar a temática da Campanha da Fraternidade 2019.
    Fizeram parte da mesa redonda Professores Doutores da Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), Padre, aluna do Ensino Médio, Psicóloga e o Coordenador Regional das Campanhas.
    O evento teve início com as boas vindas da Diretora Irmã Leila, seguido pela apresentação do Hino da Campanha da Fraternidade pelo Coral Azul.
    A Coordenadora da Pastoral Escolar, apresentou os convidados que compuseram a mesa de trabalho. Professora Doutora Heloisa Salles Gentil, com o tema Definição e Abrangência das Políticas Públicas; Professor Doutor Laudemir Luiz Zart com o tema Participação nas Políticas Públicas; Professora Doutora Maria do Horto Salles Tiellet, com o tema Políticas Públicas para juventude; Padre Sandro da rede Salesiana com o tema Pastoral da Educação; a aluna do Ensino Médio, Julia Maia, com o tema Projetos Desenvolvidos no CIC; Psicóloga Ana Paula Fernandes Gomes com o tema Liderança Autêntica e o representante da igreja Doutor Jonel Benedito de Arruda com o tema Fraternidade e Políticas Públicas.
    Houve abertura para perguntas e as participações foram expressivas. As formulações de perguntas deixaram a mesa de palestrantes desafiada quanto ao nível de reflexão e curiosidade dos jovens presentes no evento, o que reforça a ideia da conexão dos jovens aos assuntos pertinentes à Campanha da Fraternidade.
    O evento foi finalizado com agradecimentos à colaboração dos ilustres participantes que fizeram um enlace importante entre os conhecimentos acadêmicos e os princípios cristãos na discussão das temáticas da Campanha da Fraternidade 2019. Parabéns pelo evento CIC!